domingo, 24 de setembro de 2017

EM DEFESA DOS 7 GENERAIS MARINAS DE POSEIDON


Após a boa recepção a postagem MINHA OPINIÃO SOBRE "OS 12 CAVALEIROS DE OURO MAIS FORTES, SEGUNDO O TAIZEN", decidi explorar mais o famoso Taizen divulgado por Masami Kurumada relativo aos personagens de seu maior sucesso que é Saint Seiya.
E desta vez discuto sobre uma polêmica que considero muito maior: O poder dos 7 Generais Marinas da Saga de Poseidon no mesmo animê/mangá.
 
A polêmica com relação a estes personagens - polêmica esta que sequer deveria existir - se deve principalmente por culpa da própria Toei Animation, que é, na minha opinião, a maior responsável pela situação dos Marinas junto ao público. A fama destes personagens não é das melhores. Tanto que é muito comum uma opinião preconceituosa do público para com os Marinas: "Marinas de Poseidon, mal aproveitados ou fracos?"

A verdade é que a Toei influenciou em muito do que o público casual pensa dos mais poderosos servos do Deus dos Mares. Notem que mesmo a qualidade da animação decaiu bastante nesta última saga animada, contando com somente alguns episódios notáveis. Mas é claro que não entraremos em detalhes sobre os problemas que a produção da série enfrentava nessa época - era evidente a pressa em encerrar o animê! - porque iniciaria a discussão de uma outra polêmica.

 
As pessoas julgam os Marinas pela série animada. E isso é fato!
Os Marinas pareceram muito inferiores se comparados aos Cavaleiros de Ouro, mas isso não está certo. Eles são tão poderosos quanto, e alguns deles são até superiores aos dourados em alguns pontos.
 
A "facilidade" com que os Cavaleiros de Bronze enfrentaram as batalhas contra estes personagens não se deve ao fato dos Marinas serem mais fracos, mas sim porque os defensores de Athena estavam muito mais fortes do que eram na saga do Santuário quando enfrentaram os 12 Cavaleiros de Ouro.
Vejam que a Toei, para engrandecer seus personagens fillers, fez os "Bronze Boys" tomarem um coro violento dos Guerreiros Deuses em Asgard. Mas note que isso não determina a superioridade destes em cima dos cavaleiros dourados da saga anterior.
A verdade é que esta saga de Asgard fez os Cavaleiros de Bronze parecerem mais fracos do que eram na saga do Santuário.
O Shiryu apanhou de lobos e ainda implorou por misericórdia (!!!). Isso foi RIDÍCULO!
A Tempestade Nebulosa do Shun pareceu um "simples" tufão quando ele enfrentou o Mime. Bem diferente daquela tormenta cósmica que crescia infinitamente de quando ele enfrentou o Afrodite de Peixes nas 12 Casas.
Note também que as armaduras dos Cavaleiros de Bronze sequer ficaram douradas quando eles enfrentaram os Guerreiros Deuses, e elas já tinham revivido ao receber o sangue dos Cavaleiros de Ouro. Mas tal fenômeno é observado mesmo no animê apenas quando eles enfrentam os Marinas.
 
Acho a saga de Poseidon a mais divertida de se acompanhar no mangá. Os personagens estão muito interessantes e há um real desenvolvimento e evolução deles. Sem falar que temos também o "Momento Mais Santo do Santo Seiya". A queda do Suporte Principal do Templo de Poseidon é o momento mais Foda Pra Caralho de Cavaleiros do Zodíaco, e um dos momentos mais épicos de todo o Shonen Mangá!
 
O objetivo desta postagem não é apenas defender os personagens desta saga e o seu poder, mas também discutir sobre os mesmos, e chegarmos a conclusões. Mesmo que em alguns casos possa parecer tirar leite de pedra.


OS MARINAS MAIS PODEROSOS SEGUNDO O TAIZEN
 
Novamente transcrevo o TOP dos mais poderosos personagens segundo a Enciclopédia Taizen e em seguida dou a minha opinião sobre os dados relativos a cada personagem, porque não concordo com os números apresentados.
 
Aqui também os personagens são avaliados em uma escala de 1 a 5 nas seguintes categorias: Técnicas de Punho, Técnicas de Chute, Atributos de Armadura ou Assessórios (As armaduras dos Marinas se chamam Escamas e são equivalentes as armaduras dos Cavaleiros de Ouro), Espírito ou Força Cósmica, e Projeção de Golpes a Distância.
Se o Taizen dos dourados já é bem polêmico, o dos Marinas chega a ser ridículo. Sério! Então estejam avisados!
O TOP dos Cavaleiros de Bronze mais fortes também é tão polêmico que talvez mereça uma futura postagem.
 
Aqui faço como na postagem dos dourados. Exponho os dados do Taizen, dou a minha opinião e por fim tento refutar os dados para que juntos possamos chegar a uma conclusão.
 

 
7º Lugar
Isaac de Kraken

Na última colocação temos Isaac de Kraken, guardião do pilar do Oceano Ártico, um aprendiz de Cavaleiro convertido em Marina. Ex-companheiro de treinamento de Hyoga de Cisne e discípulo direto de Camus de Aquário, o cavaleiro de ouro guardião da 11º Casa Zodiacal no Santuário de Athena.
Com 4/5 em Técnicas de punho e 3/5 em Projeção de Golpes a Distância, sua técnica mais poderosa, a Aurora Boreal, é um ataque baseado em ar frio. E segundo o Taizen, o frio criado por esta técnica é comparável ao Execução Aurora de seu mestre Camus de Aquário. Compare os números de pupilo e mestre na postagem anterior sobre os Cavaleiros de Ouro.
Apesar de ter um golpe especial tão efetivo, Isaac deixa muito a desejar no quesito Cosmoenergia.

[O fenômeno da Aurora Boreal se produz quando partículas portadoras de uma carga elétrica entram na atmosfera, seguindo então as linhas do campo magnético. É no momento em que estas partículas entram em contato com as moléculas da atmosfera que se produz a aurora boreal. A cor depende da natureza destas moléculas. Isto pode explicar a natureza do ataque de Isaac.]

 
Sobre Isaac de Kraken

Eu nunca colocaria o Isaac de Kraken no 7º Lugar, mas sinceramente confesso que ele é um personagem difícil de se defender. Uma vez que, esperávamos muito dele - Porra! O cara foi treinado pelo Camus! - , e ele acabou decepcionando um pouco, sendo vencido por um Hyoga já muito ferido física e psicologicamente. Mas Isaac é um dos meus personagens preferidos da obra no quesito história, e sua personalidade e crueldade são também muito marcantes. Seu design caolho também é um dos melhores!
O único Marina cuja armadura não representa uma besta mitológica grega - O Kraken é uma criatura da mitologia nórdica, e Fúria de Titãs te ensinou errado! - pode expandir o seu cosmo, assim como o seu ar frio, para congelar os arredores e tornar seus ataques mais efetivos. Lembrem-se da "superioridade" dos cavaleiros que controlam a temperatura sobre os cavaleiros mais físicos.
Um personagem que merecia ter sido melhor explorado. Mas infelizmente ele não tinha uma função muito importante dentro da história.

Isaac foi um justo aprendiz de Cavaleiro e companheiro de treinamento de Hyoga na Sibéria Oriental durante sua infância, por isso ainda manteve laços afetivos que o conectavam ao Cisne. Talvez a forma como tenha sido derrotado seja o único argumento para justificar a sua fama de fraco, mas ele é um dos poucos Generais com uma personalidade mais formada, um passado e uma história. Seu caráter oposto ao de Hyoga permite um belo intercâmbio de ideias e um debate sobre a aplicação da justiça.
Sem dúvida, Isaac poderia ter sido melhor aproveitado. Comete alguns atos covardes - Ele espancou e quase matou Kiki, uma criança, para roubar a armadura de Libra - mas se arrepende na hora da sua morte, recuperando a personalidade valente e idealista que tinha na época de seu treinamento na Sibéria e que o diferenciava de Hyoga, que queria converter-se em Cavaleiro apenas para ver a sua mãe, não para lutar pela justiça. A aparente crueldade de Isaac era como uma máscara para ocultar seu verdadeiro caráter.
Podemos nos perguntar se Isaac assume plenamente a sua decisão de lutar por Poseidon, porque sua luta contra Hyoga deixa a impressão de que ele se retém e trata de completar aquilo que Camus havia começado no que se refere aos sentimentos do Cisne que interferiam em sua progressão como Cavaleiro. O duelo com Isaac representa a etapa final da maturação de Hyoga, que de um guerreiro prisioneiro de seus sentimentos, renasce na saga de Hades como um guerreiro completo.
 

 
6º Lugar
Krishna de Chrysaor
 
Krishna é um guerreiro MUITO PODEROSO, e talvez o mais delicado dos 7 Generais para se enfrentar - Shiryu e Ikki são conhecidos por sempre enfrentarem os adversários mais difíceis das sagas, e é daí que vem a sua aparente superioridade sobre os demais Cavaleiros de Bronze.
Sua Lança Dourada é muito eficiente, ao ponto de atravessar o escudo do Dragão como se este fosse feito de papel, e, nas palavras do próprio General, "nem mesmo o mais apto e forte cavaleiro poderia quebra-la". Mas basear-se apenas na lança para medir o poder deste General é um erro terrível.
Sua arma mais terrível é a sua barreira ofensiva (Soa paradoxal, mas é a definição apropriada) Maharoshini, baseada no alinhamento dos 7 chakras (Centros de energia vital do Hinduísmo). É impenetrável, danifica os sentidos em um primeiro ataque, por afetar a circulação sanguínea, e mata o oponente em um segundo ataque. Então, 2 Hits = K.O.
Apesar disso, estranhamente o Taizen entrega ao General guardião do pilar do Oceano Índico uma pontuação de apenas 2/5 no quesito Cosmoenergia (Menos do que Isaac). No quesito Atributos de Armadura ou Assessórios, por outro lado, recebe a pontuação máxima 5/5 que obviamente se deve a sua poderosa Lança Dourada.

 
Sobre Krishna de Chrysaor
 
Krishna de Chrysaor é um personagem muito interessante. Seu poder é tão grandioso que mesmo Kanon e Sorento ficaram espantados quando souberam de sua derrota para Shiryu. Seria possível que alguém como Krishna pudesse ser derrotado? Foi o que disseram.
De fato, sem a ajuda de Shura de Capricórnio que, antes de morrer, abençoou Shiryu com o poder da Excalibur, é difícil imaginar que Krishna pudesse mesmo perder aquela luta.
Estranho o Taizen entregar uma pontuação 2/5 no quesito Cosmoenergia a um personagem com uma habilidade tão fantástica como o Maharoshini. Talvez sua Cosmoenergia seja baixa porque ela apenas se manifesta quando a Lança Dourada de Krishna é destruída. Antes de perder a lança, Krishina é um típico oponente essencialmente físico.
Ou talvez o Maharoshini não seja dependente do cosmo de Krishna (!), uma vez que a energia dormente em seu corpo, a Kundalini, é diferente de tudo o que já tenha aparecido na série. E, se esta suposição for verdadeira, ele deve ser um adversário ainda mais terrível do que já imaginávamos.
É bom destacar também que NADA pode romper a barreira do Maharoshini. Esta desaparecerá apenas quando os 7 pontos dos chakras de Krishna forem rompidos (Informação esta que o General convenientemente revelou ao seu rival Shiryu). Isto significa que nem mesmo uma técnica como a Explosão Galáctica de Saga de Gêmeos poderia vencer Krishna. A Excalibur de Shura por outro lado é super-eficaz para isto. Lembrem-se da postagem sobre os Cavaleiros de Ouro: Golpe mais forte x Golpe com maior poder de destruição. 

Krishna é um homem que crê firmemente nos ideais de seu deus. Está persuadido de que a Terra necessita ser purificada, e por isso o sacrifício da raça humana é necessário, a morte de pessoas inocentes é indiferente. Suas ações não são por motivos malignos ou egoístas, mas para repovoar a Terra de gente pura, e trazer uma era de paz e perfeição, uma Krta Yuga (Uma Idade de Ouro de acordo com a mitologia Hindu, em contraposição a Kali Yuga).
É inicialmente um personagem violento e impetuoso, e se mostra um guerreiro orgulhoso, mas, após ter a sua lança quebrada, muda o seu caráter e se torna um homem mais místico e respeitoso, ao ponto de finalmente desejar saber o nome de Shiryu.
No fundo, é um guerreiro de honra e de caráter nobre, que luta de maneira justa e tem um grande respeito por seus adversários mais poderosos.

Esta batalha tem grande importância para Shiryu. Representa uma nova etapa de madureza, quando o Dragão recebe uma nova técnica não-suicida, e se dá conta de que sua fortaleza procede apenas de si mesmo e não de sua armadura.
Uma vez que Krishna reconhece a força do Dragão e o felicita antes de morrer, é evidente a admiração mútua que eles têm um pelo outro, apesar de suas divergências ideológicas.


 
5º Lugar
Sorento de Sirene
 
O músico cuja melodia rouba mesmo as almas. A bela melodia de sua flauta é o prelúdio da morte.
Sorento de Sirene é o primeiro General Marina a aparecer em Saint Seiya, tanto no animê quanto no mangá. Sendo que no mangá mostrou-se um oponente incrivelmente forte já em sua primeira aparição, tendo derrotado Aldebaran de Touro sem nenhuma dificuldade!
Com a pontuação máxima no quesito Atributos de Armadura ou Assessórios, e com uma das maiores pontuações no quesito Espírito ou Força Cósmica, os ataques de Sorento, pelo menos até onde sabemos, estão na dependência de sua flauta. Além disso, seus golpes não têm um grande alcance, e ele também apresenta pontuação baixa em Técnicas de Punho e Técnicas de Chute, o que é totalmente esperado, já que Sorento não é um oponente físico.
O poder da flauta de Sorento, uma melodia que acalma para aqueles que têm coração puro, mas o martírio para os seres humanos impuros, consiste de dois atos: O primeiro ato, a Sinfonia Final da Morte, afeta diretamente o Sistema Nervoso Central do seu rival, hipnotiza e debilita os 5 sentidos da vítima, chegando inclusive a reduzir o seu cosmo (No mangá é relatado que o cosmo de Aldebaran de Touro foi dividido por 100!); E no segundo ato, o Clímax Sem Fim, Sorento entoa com sua flauta notas mais agudas, e lança uma onda de choque sonora que alcança e agride o oponente de forma física, podendo romper o corpo e mesmo as armaduras de seus oponentes.
Sorento de Sirene é um personagem muito perigoso e poderoso, e ninguém tem dúvidas disso.

 
Sobre Sorento de Sirene
 
Ele é o não-declarado General Marina mais poderoso de todos, na minha opinião. E não é apenas isso. Sorento de Sirene é o personagem mais apelão e forte de todo o mangá!
Isso mesmo, você não leu errado! Sorento é o mais forte! Pelo menos se formos compará-lo com os outros lutadores mais "normais" de todo este animê/mangá.
É impossível evitar o ataque de Sorento de Sirene! Pense nisso, a música de Sorento vai hipnotizar o oponente e destruir o seu cosmo, reduzindo-o a 1%. E seu adversário não precisa escutar a música, já que ela atacará diretamente o seu cérebro, sendo impossível detê-la, mesmo que seus tímpanos sejam destruídos.
Nada pode deter o som da flauta de alcançar o cérebro de seu rival, uma vez que a música de Sorento pode se propagar mesmo no vácuo! Sorento destrói o seu oponente e a Física inteira!
Como enfrentar um oponente desses?
Um ataque que o deixa com 1% de suas forças e não tem defesa!
Sorento poderia ter matado Aldebaran de Touro. Só não o fez porque Athena interferiu. E, da mesma forma, ele poderia ter matado Kanon de Dragão Marinho. Mas este foi poupado graças a Ikki de Fênix que pediu a Sorento para não mata-lo ainda, já que o irmão gêmeo de Saga poderia ajuda-los de alguma forma a derrotarem Poseidon.
É bom também destacar que Sorento de Sirene nunca foi realmente derrotado! Ele apenas foi surpreendido pela grande força de vontade e poder de seu adversário Shun de Andrômeda. Aliás, o irmão mais novo de Ikki era mesmo o único capaz de vencê-lo, uma vez que a sua Tempestade Nebulosa - a técnica mais apelona dos Cavaleiros de Bronze - cresce infinitamente, mesmo que o cosmo de Shun esteja reduzido para 1% (!!!).
Sorento de Sirene entra facilmente para o meu TOP 10 dos personagens mais apelões e difíceis de se vencer dos animês/mangás, junto de Giorno Giovanna (Jojo's Bizarre Adventure) e Medaka Kurokami (Medaka Box).

Sorento, o General encarregado de proteger o pilar do Oceano Atlântico Sul, é o típico personagem cuja aparência frágil e delicada, esconde um grande poder e inteligência em combate.
Muito fiel a Poseidon e dedicado a sua causa, crê na utopia que este último quer instaurar sobre a Terra, mas também está disposto a servir a seu deus sobre qualquer circunstância, inclusive em se tratando de desmascarar os traidores de seu próprio exército, a exemplo de Kanon.
Afetado pelo amor que emana do canto e do cosmo de Athena, compreende que a Terra não merece ser destruída e ajuda Ikki de Fênix em sua batalha. Como disse Shun, Sorento não é uma pessoa má e sua personalidade se reflete na beleza e encanto de sua melodia.
Após a batalha contra Poseidon, Sorento de Sirene tem um final inspirador. Unindo-se a Julian Solo (a reencarnação de Poseidon), segue viagem pelo mundo inteiro para ajudar a todos aqueles que tiveram suas vidas prejudicadas pelas chuvas torrenciais enviadas pelo Deus dos Mares. Sua música agora alegra os corações de todos aqueles que perderam suas famílias.


 
4º Lugar
Kasa de Lymnades
 
Kasa de Lymnades, o bruxo do mar que brinca com os corações de seus oponentes. O mais odiado dos Generais Marinas apresenta uma das mais altas pontuações para Técnicas de Punho, e também apresenta uma surpreendente quantidade de Cosmoenergia, sendo esta a maior dentre os 7 Generais Marinas (!). Porém, seus golpes não apresentam um bom alcance.
Seu cosmo parece ter uma natureza elétrica, com sua única técnica ofensiva, chamada Salamandra Satânica, tendo um poderoso impacto e conduz os seus inimigos a inconsciência. Mas apesar deste aparentar ser um golpe bem efetivo, Kasa precisa se certificar antes de que seu oponente abaixou a guarda. E ele garante isto graças a sua habilidade mais terrível capaz de confundir os corações de seus rivais.
Kasa pode ler os pensamentos de suas vítimas, extraindo informações sobre seu passado, e assim ele pode usar a sua metamorfose, personificando a aparência e a personalidade de uma pessoa que o seu oponente ama. Seus adversários se tornam incapazes de atacar a pessoa que Kasa personifica, por seu carinho e admiração por aquele ente querido. Seus oponentes sempre abaixam a guarda perante aqueles que amam, tornando-se totalmente vulneráveis.
Além disso tudo, o guardião do pilar do Oceano Antártico pode ficar invisível e tem a habilidade de criar ilusões, uma vez que Seiya, Hyoga e Shun perderam-se no santuário de Poseidon e foram atraídos para o pilar protegido por Kasa.
Segundo o Taizen, sua força é digna de um Marina, o que significa que seus ataques físicos não são necessariamente fracos. E Kasa demonstrou uma grande agilidade e rapidez quando se esquivou dos ataques da Corrente de Andrômeda de Shun.

 
Sobre Kasa de Lymnades
 
O Marina Kasa de Lymnades, como já dito, é o mais odiado dos Generais Marinas na opinião de todos os fãs da obra. Não apenas por sua aparente fraqueza, mas também por sua personalidade vil e abjeta.
Mas é dito no mangá, por Sorento e Kanon, que os Cavaleiros de Bronze jamais seriam capazes de vencer Kasa, uma vez que ele é o mais terrível de todos os 7 Generais! E eu concordo com isso.
Calma! Eu entendo o seu ódio pelo personagem. E também concordo que ele seja um bostão lutando, mas a sua técnica de leitura mental e metamorfose é realmente terrível. Com esta habilidade, Kasa de Lymnades pode, sem nenhum exagero, derrotar QUALQUER OPONENTE!
É impossível vencer um adversário que pode fazê-lo ficar completamente desarmado e dominado psicologicamente.
Só mesmo o "Eu sou fodão Ikki de Fênix" para conseguir vencê-lo e adicionar mais uma grande proeza para o seu currículo. Aliás, só mesmo alguém tão filadaputa como Ikki para vencer o Kasa. Alguém que não tem pena de matar o próprio irmão nunca poderia ser enganado pela habilidade apelona de Kasa.
Mas é bom lembrar que antes de morrer, Kasa leu a mente de Ikki mais uma vez, mergulhando no mais profundo do seu subconsciente e descobriu que o Cavaleiro de Fênix tinha guardado, muito bem escondido, no fundo de seu coração (Eu nem sabia que o Ikki tinha um) uma pessoa que ele amava acima de todas as coisas, Esmeralda. Uma garota que representa todo o amor que Ikki ainda é capaz de sentir.
E mesmo Ikki admitiu que se Kasa soubesse da existência de Esmeralda a mais tempo, certamente poderia tê-lo matado!

E aí? Ainda acha Kasa de Lymnades um fracote?

Kasa de Lymnades é o arquétipo de um personagem fraco, porém pérfido e astuto. Cruel, calculista, sarcástico e impiedoso, Kasa é sem dúvida o mais traiçoeiro dos Generais, destacando-se sobre outros por sua aparência e forma de lutar. Ainda que fisicamente limitado, e ostentando uma potência bruta muito inferior a de seus colegas, foi capaz de derrotar quase todos os Cavaleiros de Bronze.
Segundo Masami Kurumada, Kasa é o General Marina mais cruel e sanguinário de todos, pois manipula e tortura os sentimentos de seus inimigos para ataca-los nos momentos em que estão mais vulneráveis. Este personagem recorre a um estilo de luta particularmente covarde que consiste em brincar com a psique de seus adversários.
Sua estratégia compensa largamente a sua fraqueza.
 

 
3º Lugar
Bian de Cavalo Marinho
 
O primeiro General Marina a ser derrotado pelos Cavaleiros de Bronze. Bian de Cavalo Marinho, guardião do pilar do Oceano Pacífico Norte, é um dos Generais mais poderosos do animê/mangá. Seus técnicas ofensivas que recebem algumas das maiores pontuações no Taizen são descritas como semelhantes as de um deus.
Sua técnica mais poderosa, Ventos de Furacão, cria um vórtice de alta pressão que eleva o seu inimigo de forma violenta. Este poder elevou Seiya de Pégaso, das profundidades do Pacífico Norte para a superfície do oceano em questão de segundos! Seiya poderia ter morrido, não fosse a proteção de sua armadura.
Igual ao cavaleiro de prata Misty de Lagarto, Bian é capaz de manipular as correntes de ar e alterar a sua pressão descrevendo círculos com suas mãos na velocidade da luz, a fim de criar um protetor de ar marinho que bloqueia facilmente os ataques de seus oponentes.

 
Sobre Bian de Cavalo Marinho
 
Se Bian de Cavalo Marinho já não é um oponente tão memorável no mangá, no animê a sua situação é ainda pior, graças a saga filler de Asgard.
Mas Bian é o General Marina que realizou o feito de força mais incrível de todo o mangá. Durante sua luta contra Seiya, seu ataque não apenas enviou o Cavaleiro de Pégaso aos limites do Mundo dos Oceanos (Um universo de bolso criado por Poseidon, onde os céus são o fundo dos oceanos de nosso planeta), mas atravessou a barreira que separa as realidades e enviou Seiya através do Oceano Pacífico Norte e até a superfície da Terra!
Não há nenhum outro personagem dentro do animê/mangá de Saint Seiya que tenha feito algo comparável a isso!
Suas altas capacidades defensivas também se mostram quando ele bloqueia o Meteoro de Pégaso com apenas uma mão. Mas para a desgraça de Bian, Seiya já havia enfrentado Misty, e a humidade do ar o permitiu ver os impactos criados na parede de ar do General Marina pelos Meteoros de Pégaso e fez o protagonista entender que aquela é uma técnica que poderia ser superada novamente.
Segundo o Taizen, Bian está no nível de um Cavaleiro de Ouro - assim como os outros Generais Marinas - , mas a sua falta de experiência foi fatal para ele. É dito também que suas técnicas de luta são admiradas inclusive pelos outros Generais Marinas.

Bian é certamente um dos personagens mais insípidos de Saint Seiya. Foi vítima da situação até certo ponto, porque parece evidente que, sem a ajuda dos Cavaleiros de Ouro, que devolveram a vida as armaduras de bronze com o seu sangue, Seiya nunca poderia ter vencido este General, mais poderoso do que se crê realmente. O orgulho e a força são atributos que não faltam a Bian.
Ele teve o azar de enfrentar justamente Seiya, que descobriu como quebrar a sua defesa devido suas habilidades de combate similares às de Misty de Lagarto. Além disso, Bian nunca enfrentou oponentes que não fossem mais fracos do que ele.
Apesar de sua grande força bruta, que está no nível de alguns Cavaleiros de Ouro, falta-lhe uma certa dose de humildade e inteligência.


 
2º Lugar
Kanon de Dragão Marinho
 
O irmão gêmeo de Saga de Gêmeos, e um traidor redimido, este é Kanon de Dragão Marinho, guardião do pilar do Oceano Atlântico Norte e líder dos 7 Generais Marinas.
Apresenta algumas das maiores pontuações nos quesitos Técnicas com Punho, Projeção de Golpes a Distância e Espírito ou Força Cósmica. O que faz dele um dos mais poderosos Generais Marinas e dono de um poder comparável ao de seu irmão Saga.
Como era de se esperar, os gêmeos Kanon e Saga usam técnicas de combate que são idênticas ou ao menos similares. Kanon dispõe de uma técnica própria denominada Triângulo de Ouro (Triângulo das Bermudas), parecido com o Outra Dimensão de Saga, por seu particular efeito de deformar o espaço-tempo (Envia as suas vítimas para outra dimensão, fazendo-as passar por esta célebre localidade do Oceano Atlântico Norte).
A técnica definitiva e mais poderosa de Kanon é a Explosão Galáctica, idêntica a de seu irmão Saga, cuja potência de seu impacto está em escala galáctica, por isso seus efeitos são devastadores.
Também é um grande combatente mental, já que ainda domina o Satã Imperial, um de seus maiores trunfos, que controla a mente de seu oponente.
Muitos podem considerar Kanon como sendo apenas uma versão mais fraca de Saga, mas a verdade é que ele demonstrou um grande poder, similar ao de Saga de Gêmeos, nas palavras do próprio Ikki.

 
Sobre Kanon de Dragão Marinho
 
"Você é foda!" - É provavelmente o que disseram muitos dos Espectros antes de morrerem nas mãos de Kanon na saga de Hades. É impressionante, mas Kanon não aparentava ser tão poderoso quanto o bom e velho Saga quando da sua estreia na saga de Poseidon.
Na saga de Hades, este traidor redimido nos faz esquecer completamente que na saga anterior fora humilhado por Ikki, e completamente derrotado por Sorento, que poderia tê-lo matado não fosse a intromissão do irmão de Shun.
Além de distorcer o espaço-tempo (sua habilidade mais incrível na minha opinião), com o seu cosmo pode criar ilusões, manipular mentes e usar poderes telecinéticos.
Kanon tem poderes muito similares aos de Saga, e Ikki chegou a considerar os gêmeos com poderes equivalentes, embora antes tenha humilhado o General Marina, e prejulgado que ele fosse muito inferior ao guardião da Casa de Gêmeos. Também não podemos ignorar que Kanon foi capaz de criar um labirinto na Casa de Gêmeos também similar ao de Saga.
Mas, apesar de sua maior variedade de técnicas e poderes mentais, não consigo ver Kanon vencendo Krishna. Já, se o oponente deste General fosse Saga de Gêmeos, a história seria completamente diferente.

Kanon é, para mim, o personagem mais marcante dentro de toda obra Saint Seiya.
Um homem de muitas marcas e consumido pelo mal desde sua juventude, estando por trás de todos os acontecimentos que movimentaram a trama do animê/mangá. Primeiro como instigador da rebelião de seu irmão Saga, depois como força motriz da ressurreição de Poseidon e, por último, como um formidável aliado na batalha contra o exército de Hades.
Ao longo da história, somos testemunhas das lições de sobrevivência que o mais novo dos gêmeos recebeu. Se Saga jamais foi vencido, o certo é que nada foi capaz de acabar com Kanon, ele foi dono de seu destino.
Após receber o perdão de Athena, decide unir-se a sua antiga ordem na guerra contra Hades. Demonstrando, igual a seu irmão, sua convicção frente a batalha, tendo Milo de Escorpião como principal juiz, jurado e carrasco de seus atos. O resultado: Sua aceitação como companheiro por parte do Escorpião.

A diferença de Saga, Kanon nunca esteve dividido entre duas personalidades distintas, mas foi ele quem fez seu irmão sucumbir a tentação de sua personalidade maligna que havia permanecido latente até aquele momento.
Enquanto Saga apresenta uma atitude tranquila e pouco pródiga, Kanon tem um caráter mais dinâmico e não se priva de mostrar sua arrogância frente seus inimigos.
Igual ao seu irmão, entretanto, Kanon tem uma força de vontade indomável, característica que o permitiu sobreviver no Cabo Sounion, circunstância que o levou a tornar-se o líder dos Generais Marinas, e futuramente encontrar sua redenção. Esta última parte de sua vida é considerada por Kanon como uma forma de expiação, e se vê claramente no momento de sua morte que ele não via nenhuma razão para continuar vivendo, uma vez que havia redimido seus pecados contra Athena.
Em definitivo, Kanon é um dos personagens mais complexos da obra de Kurumada, no mesmo conceito que seu irmão Saga.


 
1º Lugar
Io de Scylla
 
Em primeiro lugar (?) de acordo com o Taizen temos a encarnação de Scylla que carrega em seu corpo as 6 bestas sagradas.
Com as maiores pontuações em Técnicas de Punho, Técnicas de Chute e Cosmoenergia, e com a pontuação máxima no quesito Atributos de Armadura ou Assessórios, Io de Scylla é o General Marina com as habilidades mais versáteis de todas.
As técnicas de Io são um tanto estranhas. A impressão que temos é que o personagem luta utilizando-se de animais reais que ele solta sobre seu oponente. Mas, analisando bem, é possível determinar que são ataques de cosmo, lançados e canalizados por Io através das distintas peças de sua armadura. Suas Escamas imitam a forma de atacar destas várias criaturas.
Io de Scylla dispõe de 6 técnicas de animais associadas com uma peça ou parte de suas Escamas. E ele parece perder o uso de cada técnica caso a parte correspondente de sua armadura com a qual as executa seja destruída.
Sua técnica mais poderosa e oculta é o Tornado Violento. Quando todas as peças de sua armadura utilizadas para invocar o poder de suas 6 bestas são destruídas, o Marina faz arder o seu cosmo ao máximo para criar um potente tornado, cuja velocidade de rotação impacta seu inimigo em seu centro, fazendo-o girar violentamente em seu interior, submetendo-o a uma pressão gigantesca. Esta técnica é uma referência a um outro mostro mitológico chamado Caríbdis, uma monstruosa divindade aquática que tragava e vomitava as águas três vezes ao dia, provocando um enorme redemoinho que arrastava os barcos e destroçava a tudo o que encontrava.

[Scylla e Caríbdis se encontravam unidos por um passo entre portos, assim como nos descreveu Homero em Odisseia e Eneida (uma epopeia de Virgílio).]

 
Sobre Io de Scylla
 
Um General Marina dos mais difíceis de se defender, ainda mais levando em consideração essa forçada de barra que o Taizen faz, atribuindo ao personagem pontuações tão altas que o colocaram facilmente em primeiro lugar.
De todo modo, Io de Scylla não é nenhum fraco, e também não é um personagem tão sem graça quanto tantos fãs gostam de acusar.
Sim, ele foi o personagem que mais apanhou em todo animê/mangá, e teve a morte mais violenta de toda a obra. Mas vamos analisa-lo melhor.
Io pode criar ilusões de criaturas monstruosas e fantasmagóricas para enganar e atormentar seu inimigo mediante hipnose, a imagem de Scylla, a mulher-besta do Estreito de Messina. Durante seu duelo contra Shun, criou a ilusão de uma bela mulher para que o cavaleiro de Andrômeda abaixasse a sua guarda, então a jovem se transformou em um monstro que o atacou com bestas escondidas na parte de baixo de seu corpo. Apesar das imagens projetadas não serem reais, os ataques sim o foram.
O poder destrutivo de seu Tornado Violento pode ser, até certo ponto, comparado a Tempestade Nebulosa de Shun.

Io é o General encarregado da proteção do pilar do Oceano Pacífico Sul, fiel e devoto a causa de Poseidon. Sua obstinação por defender o pilar é notável.
Mostra inicialmente uma atitude arrogante e denota um excessivo orgulho e confiança em seu poder. Comete o erro de revelar a Shun todas as suas técnicas, dando ao cavaleiro a oportunidade de analisa-las e adaptar-se com sua corrente a cada um de seus ataques.
Entretanto, por trás de todos estes defeitos, Io demonstra ter a verdadeira alma de um guerreiro, com um sentido honorável da palavra. Apesar de derrotado por Shun, preferiu interpor-se entre seu rival e seu pilar para impedir que este fosse destruído pela barra-dupla dourada da armadura de Libra. Não duvida em utilizar o seu corpo, mesmo que em vão, para proteger o pilar que estava sobre seu cuidado, sacrificando sua própria vida para cumprir o seu dever. Por outro lado, demonstra um grande respeito por seus rivais que são capazes de fazer o mesmo.
Io também mostrou-se muito nobre, pois, antes de morrer, adverte e dá conselhos sem rancor àquele que o derrotara acerca do perigo de sua extrema bondade nos combates. Sua ideologia considera que um e outro são guerreiros que cumprem com seu dever e não mantém qualquer rancor pessoal a Shun.

 
Como podem ver, os Generais Marinas, tais como os Cavaleiros de Ouro, apenas cumprem a sua função dentro da história. No caso dos Generais, as funções básicas deles são demonstrar o desenvolvimento dos protagonistas Cavaleiros de Bronze, e servir como um prelúdio para o arco final da história, a saga de Hades.

Com relação a escala de poderes dos Marinas, diferente do que acontece com os Cavaleiros de Ouro, eu sou capaz de me atrever a lançar um veredito.
Seria assim mais ou menos assim (Considerando apenas o "poder bruto" dos Generais, ok):
7º Lugar - Kasa de Lymnades (Habilidade invencível, porém fisicamente fraco); 
6º Lugar - Io de Scylla (Muito versátil e forte); 
5º Lugar - Bian de Cavalo Marinho (Seu golpe é comparável ao de um deus); 
4º Lugar - Isaac de Kraken (É discípulo de Camus de Aquário); 
3º Lugar - Kanon de Dragão Marinho (É irmão gêmeo do Saga, e isso já diz tudo); 
2º Lugar - Krishna de Crysaor (Além da Lança Dourada, sua capacidade espiritual, o Maharoshini, é insuperável sem uma técnica como a Excalibur); 
1º Lugar - Sorento de Sirene (Técnica sem desefa que reduz o cosmo do oponente a 1%).

10 comentários:

  1. Parabéns! Concordo com cada palavra... Uma análise primorosa.

    ResponderExcluir


  2. Kanon
    Crisaor
    Schila
    Sorento
    Bian
    Issac
    Kasa

    ResponderExcluir
  3. A postagem é muito boa, os argumentos defendem bem a posição. Porém discordo de algumas coisas. Uma delas é quanto a luta entre Sorento x Aldebaran. Sorento sabia que o Touro era um oponente difícil, e usou o truque com a flauta para reduzir o poder deste a 1%. Mas com um detalhe: o fez antes de se fazer presente. Um ato um tanto covarde a meu ver. E o próprio admitiu que seria morto caso o Grande Chifre estivesse em seu poder normal. E mesmo com apenas 1%, a luta não foi concluída. Aldebaran conseguiu resistir ao ataque de Sorento, e ainda paralisou o bruxo com seu cosmo. E então Saori aparece e interrompe. Dadas às circunstâncias, Sorento deveria ter facilmente pulverizado Aldebaran, mas isso não aconteceu...
    Outro detalhe que discordo, é sobre Sorento nunca ter sido derrotado. Lembrando que "derrotado" não quer dizer necessariamente "morto", Shun o venceu, e o fez com maestria. Primeiro Shun foi salvo por Saori, verdade. Mas depois, a luta continuou, e com a Corrente Nebulosa e a Tempestade Nebulosa, Shun paralisou o oponente, e sem sequer intenção de ferir, deixou o General impotente, de tal maneira que ele não conseguia sequer mostrar qualquer realção(Afrodite pelo menos conseguiu jogar a rosa, embora tenha depois tenha sido morto). Enfim, a vitória de Shun é incontestável...
    Mas concordo que Sorento é muito poderoso, um dos Generais mais fortes. Enfim, minha escala é a seguinte:

    7-Lymnades
    6-Bian
    5-Scylla(ou o contrário, Io e Bian vivem alternando em minha escala)
    4-Isaak
    3-Krishna
    2-Sorento
    1-Kanon(concordo que Kanon parece estar mais forte em Hades. E pode ser, pois ele estava "usurpando" uma identidade. Quando passou a agir como Kanon de Gêmeos, já mais maduro e redimido, deve ter se fortalecido mesmo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, o Kanon não demonstra estar "mais forte" em Hades. Pra mim ele só foi melhor explorado, e isso sempre da um "tcham" a mais. Vamos analisar a luta dele contra o Sorento, por exemplo. O Sorento utiliza a flauta para atacar o Kanon, mas isso estava longe de decretar o final da luta. Afinal, Aldebaran ouviu o som da flauta, tomou um ataque, contra atacou, sofreu o sinfonia final da morte, sobreviveu, sofreu o climax final da morte, contra atacou, e só então Atena apareceu... Contra o Shun, foi praticamente a mesma coisa, com a diferença que Atena apareceu no início, e no final, o Shun vence a luta... Dito isso, o Kanon poderia contra atacar, como Aldebaran e Shun, e por possuir mais recursos(Satã Imperial, por exemplo) que os dois citados, poderia até vencer a luta, como Shun fez. E sobre o Sorento não conseguir dar o último ataque por estar paralisado, no anime de fato ele não consegue, mas no Mangá ele consegue sim.
      Dito isso, minha lista:
      1. Kanon
      2. Sorento
      3. Krishna
      4. Scylla
      5. Lymnades
      6. Isaak
      7. Bian

      Excluir
    2. Não sei não... Esse papo de que “fulano só consegue utilizar 1% de sua capacidade total graças ao meu golpe terrível e blá-blá-blá, pra mim é mais falácia de mangá japonês do que fato. Isso é muito cultural nos mangás japoneses. Geralmente pra dar aquele efeito “uau!!!” a um personagem novo que aparece na obra e, ao mesmo tempo, pra não desmoralizar tanto o personagem perdedor que foi utilizado pra exaltar o poder do outro personagem que está sendo apresentado. Se formos levar isso ao pé da letra, se Aldebaran com 1% de seu cosmo foi capaz de fazer Sorento ser atingido ao ponto de atravessar uma parede e admitir que o poder do Touro era gigantesco mesmo com a sua capacidade reduzida a esse nível, então um Aldebaran com seus 100% seria simplesmente invencível, sendo capaz de destruir o planeta terra com apenas um peido. Pra mim, Aldebaran foi fragorosamente derrotado, sim. É bem verdade que Sorento chegou de forma sorrateira tocando sua flauta, mas esse é o seu estilo de luta. Ele usa essa estratégia pra já iniciar um combate em plena vantagem, e eu não vejo covardia nenhuma nisso. Apenas estratégia. Eu o colocaria empatado com o Kanon, a depender do cenário da luta. E concordo que Krishna é também poderosíssimo é só não venceu o Shiryu porque é um idiota bocudo suicida. O cara tinha o dragão encurralado na parede, com sua lança na garganta e, ao invés de matar o Shiryu, preferiu recuar e ficar falando feito um idiota se gabando da sua lança. E, no final, ainda revelou o ponto fraco da sua barreira cósmica (ao invés de apenas ficar calado) pra um adversário que ele já sabia que possuía uma técnica de precisão plenamente capaz de cortar a sua barreira. É um idiota. Foi muita forçada de barra de roteiro aí. Eu considero que Krishna venceria, sim, o Dragão Marinho em uma eventual luta, apesar de achar Kanon mais poderoso do que o General de Crisaor, pela natureza das duas técnicas. Eu não vejo a Explosão Galáctica sendo capaz de superar a barreira do Kreishna, a não ser que a EG seja aplicada antes que ela (a barreira) se manifeste. Da mesma forma, Sorento derrotaria o Dragão Marinho, pela natureza das técnicas envolvidas, a não ser que o Kanon tivesse a oportunidade de finalizar o Sorento antes que esse pudesse utilizar sua flauta. São os três Generais Marinas mais fortes, na minha opinião. Kaza vem logo a seguir. Não esqueçamos que ele pode criar ilusões e influenciar o inimigo mesmo que este saiba que se trata de uma ilusão, tamanho é seu poder mental e cósmico. E, ainda, ele consegue emular os golpes das ilusões que personifica. E isso, amiguinho, requer alta perícia e capacidade cósmica. Ele só não matou praticamente todos os Cavaleiros de Bronze porque o roteirista não quis. Foi puro roteirismo mesmo (eu odeio essas forçadas de barra que os roteiristas dão, especialmente em CDZ), afinal eles estavam todos ali, caídos, derrotados e desmaiados à mercê do General Marina, que podia ter matado eles a qualquer tempo (porra!!!). Isaac é fraco. Bastou o Cisne atacar a sério uma vez pra derrotar esse puto. Yo de Scilla, a despeito de possuir os melhores índices no Taizen, deve sofrer de desnutrição ou fraqueza crônica. Afinal, eles aplicou mais de OITO golpes no seu oponente e não foi capaz de derruba-lo em definitivo. Então... ou ele estava segurando seu poder total, ou seu poder de ataque é pífio. Bian de Cavalo Marinho... é difícil analisar, porque enfrentrou um adversário já familiarizado com a natureza da sua técnica. Mas, de fato, me parece ter um poder de ataque bem alto.

      Excluir
  4. Amo a saga de Poseidon, que no meu gosto só fica atrás das 12 casas. Acredito que Poseidon totalmente desperto e os generais marinas poderiam vencer todo o exército de Hades, apesar das baixas. O artigo é excelente, fiquei muito entretido. Quero dar a minha lista, mas não de poder, e sim de gosto pessoal - até porque se formos por letalidade, o Kasa sozinho poderia dizimar um exército quase inteiro de Atena ou Hades:

    1- Sorento de Sirene
    2- Yo de Scylla
    3- Krishna de Crisaor
    4- Bian de Cavalo Marinho
    5- Isaac de Kraken
    6- Kanon de Dragão Marinho
    7- Kasa de Lymnades

    ResponderExcluir
  5. finalmente um ser humaninho que soube julgar o kasa e ver seu potencial!

    ResponderExcluir
  6. Não concordo em nada, muito menos com os produtores, pois não acho justo que um dos mais poderosos dos deuses do olimpo tenha generais treinados pelos principais guerreiros do exército inimigo. Mano, como você quer derrotar um inimigo usando um general que é aluno do inimigo e mesmo assim não conseguiu se formar como um cavaleiro? Acho que os Marinas deveriam ser guerreiros destinados a isso como foram os guerreiros deuses de Asgard ou os guerreiros de Hades. Não da pra ficar usando a sobra dos cavaleiros pra lutar por outros.

    ResponderExcluir
  7. Não sei não... Esse papo de que “fulano só consegue utilizar 1% de sua capacidade total graças ao meu golpe terrível e blá-blá-blá”, pra mim é mais falácia de mangá japonês do que fato. Isso é muito cultural nos mangás japoneses. Geralmente pra dar aquele efeito “uau!!!” a um personagem novo que aparece na obra e, ao mesmo tempo, pra não desmoralizar tanto o personagem perdedor que foi utilizado pra exaltar o poder do outro personagem que está sendo apresentado. Se formos levar isso ao pé da letra, se Aldebaran com 1% de seu cosmo foi capaz de fazer Sorento ser atingido ao ponto de atravessar uma parede e admitir que o poder do Touro era gigantesco mesmo com a sua capacidade reduzida a esse nível, então um Aldebaran com seus 100% seria simplesmente invencível, sendo capaz de destruir o planeta terra com apenas um peido. Pra mim, Aldebaran foi fragorosamente derrotado, sim. É bem verdade que Sorento chegou de forma sorrateira tocando sua flauta, mas esse é o seu estilo de luta. Ele usa essa estratégia pra já iniciar um combate em plena vantagem, e eu não vejo covardia nenhuma nisso. Apenas estratégia. Eu o colocaria empatado com o Kanon, a depender do cenário da luta. E concordo que Krishna é também poderosíssimo é só não venceu o Shiryu porque é um idiota bocudo suicida. O cara tinha o dragão encurralado na parede, com sua lança na garganta e, ao invés de matar o Shiryu, preferiu recuar e ficar falando feito um idiota se gabando da sua lança. E, no final, ainda revelou o ponto fraco da sua barreira cósmica (ao invés de apenas ficar calado) pra um adversário que ele já sabia que possuía uma técnica de precisão plenamente capaz de cortar a sua barreira. É um idiota. Foi muita forçada de barra de roteiro aí. Eu considero que Krishna venceria, sim, o Dragão Marinho em uma eventual luta, apesar de achar Kanon mais poderoso do que o General de Crisaor, pela natureza das duas técnicas. Eu não vejo a Explosão Galáctica sendo capaz de superar a barreira do Kreishna, a não ser que a EG seja aplicada antes que ela (a barreira) se manifeste. Da mesma forma, Sorento derrotaria o Dragão Marinho, pela natureza das técnicas envolvidas, a não ser que o Kanon tivesse a oportunidade de finalizar o Sorento antes que esse pudesse utilizar sua flauta. São os três Generais Marinas mais fortes, na minha opinião. Kaza vem logo a seguir. Não esqueçamos que ele pode criar ilusões e influenciar o inimigo mesmo que este saiba que se trata de uma ilusão, tamanho é seu poder mental e cósmico. E, ainda, ele consegue emular os golpes das ilusões que personifica. E isso, amiguinho, requer alta perícia e capacidade cósmica. Ele só não matou praticamente todos os Cavaleiros de Bronze porque o roteirista não quis. Foi puro roteirismo mesmo (eu odeio essas forçadas de barra que os roteiristas dão, especialmente em CDZ), afinal eles estavam todos ali, caídos, derrotados e desmaiados à mercê do General Marina, que podia ter matado eles a qualquer tempo (porra!!!). Isaac é fraco. Bastou o Cisne atacar a sério uma vez pra derrotar esse puto. Yo de Scilla, a despeito de possuir os melhores índices no Taizen, deve sofrer de desnutrição ou fraqueza crônica. Afinal, eles aplicou mais de OITO golpes no seu oponente e não foi capaz de derruba-lo em definitivo. Então... ou ele estava segurando seu poder total, ou seu poder de ataque é pífio. Bian de Cavalo Marinho... é difícil analisar, porque enfrentrou um adversário já familiarizado com a natureza da sua técnica. Mas, de fato, me parece ter um poder de ataque bem alto.

    ResponderExcluir
  8. Que lixo de lista. O cavalo marinho é de longe o mais inútil dos generais marinas. Essa enciclopédia e nada é a msm coisa. Cdz cheio de furos, byan foi derrotado facilmente, seiya disse q a força dele n se comparava com as de ouro. Sorento é o segundo mais poderoso, perdendo só para kanon, cuja força qse se equipara ao de saga. Enfim, lista tosca essa e os generais marinas s sim mais fracos que os cavaleiros de ouro.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

DRAGON BALL SUPER É UM LIXO, MAS A SUA PROPAGANDA É EXCELENTE

A imagem acima é autoexplicativa.  Dragon Ball Super é, em MINHA OPNIÃO, a qual você pode aceitar ou discordar, uma das maiores tragédias/...